Vazam senhas de centenas de usuários de e-commerce do Brasil

De acordo com informações divulgadas nas últimas 24 horas por alguns sites de tecnologia, recentemente houve um vazamento de nomes de usuários e senhas de diversos sites de e-commerce do Brasil.

As senhas divulgadas são de usuários de sites como “Magazine Luiza, Extra, Ponto Frio, Netshoes, Casas Bahia, Centauro, Extra, PagSeguro, ingresso.com, Zipmail e HostGator”, entre outros.

Em nota, a empresa Via Varejo, responsável pelos sites Casas Bahia, Pontofrio e Extra, alega que recentemente, seus sistemas não sofreram qualquer tipo de invasão por hackers, o que leva à crer que os usuários e senhas divulgados sejam dados antigos que haviam sido guardados e somente agora vieram à tona através de divulgação, ou ainda, que os dados de usuários como emails e senhas, tenham sido obtidos por meios de páginas de phishing (páginas da web que tem o intuito de enganar os usuários para roubar dados).

Os arquivos com as senhas vazadas foram encontrados no site Pastebin. Algumas empresas já solicitaram ao Pastebin a remoção das páginas contendo estas senhas.

Vale ressaltar que este tipo de vazamento é bem comum, e todos os anos sempre acaba ocorrendo.
Por isso a dica dos especialistas é sempre procurar criar senhas fortes e seguras, com letras, números e símbolos.
É sempre bom também alterar sua senha com frequência, para assim tentar inibir a ação de crackers.

Fontes: http://idgnow.com.br, https://www.tecmundo.com.br/